Foto: Beto Albert
Leandro Loreto (direita) e Renata Medina (esquerda) são os responsáveis pelo comunicação do Inter-SM
Na quarta reportagem de “Personagens da Baixada”, você conhecerá quem são os responsáveis por aproximar o clube do torcedor através da comunicação. A menos de um mês para a estreia do Inter-SM na Divisão de Acesso, o Diário apresenta quem são os nomes que trabalham diariamente para colocar o Alvirrubro de volta na elite do futebol gaúcho.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O projeto implementado no Estádio Presidente Vargas passa por todos os setores, desde a montagem do elenco até a forma de se conectar com a torcida alvirrubra. Leandro Loreto, 27 anos, e Renata Medina, 30, são os profissionais responsáveis por pensar estratégias de comunicação.
O vizinho da Baixada
Criado na Rua Goiânia, nas redondezas da Baixada, Leandro Loreto frequenta os jogos do Inter-SM desde criança. Ele associa sua paixão pelo clube devido à proximidade com a Baixada na infância.
– Minha mãe não gosta muito de futebol, mas a gente brinca que ela é torcedora alvirrubra para me ver feliz. Ela sabe que eu vivo isso aqui 24 horas por dia – conta o estudante de Publicidade e Propaganda.
Mesmo sendo funcionário do clube, Leandro faz questão de demonstrar o lado torcedor durante as partidas:
– Eu sou funcionário do clube até o início do jogo, depois eu sou torcedor. Quando o jogo acaba eu volto a ser o funcionário.
Oficialmente, Leandro trabalha no Alvirrubro desde o ano passado. Mas antes disso, já teve passagens pelo clube, auxiliando de forma voluntária com a comunicação. O convite para assumir o marketing do Baixada foi feito pelo presidente Pedro Della Pasqua, após Leandro trabalhar como freelancer durante a Divisão de Acesso 2023.
Entre todas as funções desempenhadas, as principais são na concepção de campanhas publicitárias, ações de novas associações, além de ser o responsável pelo desenho dos uniformes da temporada. Quando questionado sobre suas funções na Baixada, ele brinca: “Eu falo que aqui todo mundo faz um pouco de tudo”. Isso porque, com uma equipe enxuta, o trabalho precisa ser coletivo no Departamento de Comunicação.
– Além da comunicação, eu sou responsável também pela loja do clube. As encomendas de uniformes passam por mim. O torcedor que está ansioso por conhecer o uniforme da temporada, sou eu que desenvolvo – afirma Leandro.
Em 2024, o Inter-SM intensificou as campanhas de associação de torcedores. Todas as etapas das ações desenvolvidas passam por ele.
– Nossa principal meta na comunicação é aumentar o número de sócios. É algo que o presidente Pedro nos pede muito. Estamos sempre tentando mostrar para as pessoas a importância dos sócios para a saúde financeira do clube – explica.
O trabalho desenvolvido por Leandro tem como grande objetivo aproximar o clube do torcedor e fortalecer o Inter-SM.
– Queremos nos conectar com a comunidade porque sabemos que quando time e torcida se juntam, é um caldeirão e não tem para ninguém – afirma o profissional.
Leia as outras reportagens de "Personagens da Baixada"
- "Eu desenvolvi a paixão pelo futebol vendo jogos memoráveis do Alvirrubro" conheça a história de Pedro Della Pasqua
- "Ao longo dos anos, as pessoas passaram a conhecer o Chiquinho ser humano. E me orgulho disso" conheça a história de Francisco Resende
- “Meu coração se encheu de alegria ao ser convidado para representar a cidade e o clube nesse momento importante”; conheça a história de Daniel Franco
Carreira dedicada ao Inter-SM
Ao contrário do colega de setor, a jornalista Renata Medina atua como assessora de imprensa do Inter-SM há 7 anos. Por ela passam todos os comunicados aos meios de comunicação e nas redes sociais do clube.
As paixões pelo futebol e pelo Alvirrubro influenciaram Renata na escolha da sua profissão.
– Antes de ser assessora, eu já era torcedora do clube porque meu pai me trazia nos jogos. Escolhi jornalismo porque eu amo futebol – conta.
Em 2012, no primeiro ano de curso, Renata fez um estágio voluntário na comunicação do Inter-SM. A conexão com o clube, até então vivida nas arquibancadas da Baixada, se transformaria em uma relação profissional de sucesso. Ela estagiou no Alvirrubro por dois anos até se formar. Em 2017 foi convidada para retornar ao Departamento de Comunicação como assessora de imprensa. De lá para cá já são anos de dedicação diária.
Renata é a responsável por lidar com a imprensa. As informações solicitadas por jornalistas passam por ela. As redes sociais do clube também estão sob sua responsabilidade. Além disso, é a fotógrafa oficial do Inter-SM. Em jogos fora de casa é ela que acompanha a equipe, enquanto Leandro dá o suporte de Santa Maria.
Assim como os atletas dentro de campo, Renata conta que a equipe de comunicação se desafia diariamente para entregar o melhor ao clube.
– É um desafio trabalhar com futebol, um esporte que envolve muitos sentimentos. Nosso trabalho é sempre afetado pelo campo. Temos um planejamento na comunicação para o ano, mas o objetivo final de todos é colocar o Alvirrubro no Gauchão 2025. Procuramos dar todo suporte fora de campo, para que dentro tudo possa ocorrer bem – ressalta a assessora.
Seja sócio do Inter-SM
Para valorizar o trabalho desenvolvido por Leandro e Renata à frente da comunicação do Inter-SM, o torcedor pode se tornar um sócio do clube. Basta procurar o perfil oficial no Instagram @intersmoficial e acessar o link que está na bio, ou contatá-los pelo WhatsApp (55) 992111-9336.
Leia também